Fundado em 28 de abril de 1948, o Sindicato dos Contabilistas de Bagé é a entidade classista de representação sindical que defende os interesses dos contadores e técnicos em contabilidade da nossa região. Têm em sua base territorial os municípios de Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Rosário do Sul. Obteve nesta data a sua Carta Sindical, conforme processo MTPS 617.362/48.
Seu primeiro presidente foi o Sr. Rubens Vieira Perez.
No ano de 1985, na gestão do Presidente Darci Spuldar, adquiriu a sede própria, estabelecendo-se na Avenida General Osório nº 671, Bagé/RS.
Na gestão do Presidente Nilson Wild foi construído a área de lazer para os associados.
Na gestão do Presidente Terêncio José de Lima Pereira foi feita a reforma do salão de atos e eventos, proporcionando maior conforto e acomodação aos seus associados.
Na gestão do Presidente Girley Vaz Dutra foi inaugurada a biblioteca, a qual levou o nome de “Terêncio José de Lima Pereira”. Além disso foi realizada, ainda, a reforma completa da área de lazer, manutenção e pintura geral da sede do Sindicato, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do RS.
Com estas reestruturações, foi possível ao Sindicato dos Contabilistas disponibilizar o salão de atos e eventos para as palestras de educação continuada realizadas pelo CRC/RS, e também para a realização de eventos sociais aos associados do Sindicato.
Na gestão do Presidente Valdemir Sousa Dias, buscou-se dar mais um passo na modernização da sede. Em parceria com o CRC/RS, foram adquiridos equipamentos, tais como data-show, ar condicionados e mobiliários novos, proporcionando assim maior conforto para a realização de eventos educacionais.
Atualmente, em sua segunda gestão, a Presidente da entidade Angela Maria Borges Irala, tem focado em ações para dar continuidade ao crescimento do Sindicato, através da prestação de serviços necessários aos contabilistas, tais como a certificação digital, minimizando assim os efeitos do fim da contribuição sindical obrigatória. Foi efetuada a manutenção e pintura da sede do Sindicato, aquisição de equipamentos de informática e de móveis e utensílios, investimento na segurança, como aquisição de câmeras de monitoramento e sistema de alarme e vigilância.